Blog

publicado em
13/09/2016
atualizado em
13/09/2016
às 11:06
por:
Século XXI
Tag's:
ANALISE, DEVE, EMPRESA, SWOT, TODA, UTILIZAR,

Por que toda empresa deve utilizar análise SWOT?

Criada nos anos 60, a matriz desenvolvida na Universidade de Stanford/Califórnia é uma das ferramentas básicas de diagnóstico corporativo para a elaboração de um bom planejamento estratégico. A partir de uma Análise SWOT bem apurada, é possível identificar e firmar os fatores positivos do empreendimento (forças), assim como as chances de mercado que tendem a despontar (oportunidades). Do mesmo modo, a matriz ajuda no reconhecimento dos pontos que precisam ser corrigidos (fraquezas) e dos elementos que podem vir a desestabilizar o negócio (ameaças).

Por meio dessa análise, o gestor empresarial, o diretor comercial, o gerente de marketing e demais membros da diretoria conseguem traçar um panorama mais certeiro da empresa e detectar a posição dela no mercado, encontrando também maneiras de melhorar esse posicionamento. Quer mais motivos para aplicar a ferramenta num negócio? Continue lendo o artigo e confira a lista que preparamos.

7 razões para utilizar a Análise SWOT em sua empresa

1 – Versatilidade e eficácia: por ser bastante simples, a ferramenta pode ser aplicada em qualquer tipo de empreendimento, independentemente do porte ou do setor de atuação do negócio. Apesar de sua simplicidade, a matriz permite a visualização concreta e organizada de dados importantes para o melhor direcionamento da empresa. Isso facilita a tomada de decisões e amplia a eficácia da ferramenta.

2 – Verificação precisa dos riscos: a observação de riscos com antecedência e exatidão é uma grande vantagem empresarial. Dessa forma, pode-se buscar soluções mais eficientes para os problemas, evitar prejuízos, manter a estabilidade e até ficar à frente dos concorrentes.

3 – Correção de rotas: como a Análise SWOT aponta riscos e os pontos que precisam ser mais bem trabalhados, o gestor é capaz observar os ambientes externo e interno simultaneamente. Com base nessa observação, consegue-se ajustar as trajetórias já estabelecidas e até criar novas estratégias para atingir os melhores resultados.

4 – Consolidação das características positivas: os atributos favoráveis da empresa são grandes diferenciais para o negócio. Ao listá-los na matriz, fica mais fácil saber como potencializá-los e utilizá-los a favor da empresa, criando táticas acertadas para aumentar a vantagem competitiva do empreendimento.

5 – Melhor visão de mercado e de oportunidades: a ferramenta permite a análise da posição da empresa dentro do mercado e também garante a percepção dos principais concorrentes e seus diferenciais e de novos nichos de atuação. Esse exame ainda viabiliza a visualização do verdadeiro potencial do negócio e a construção de estratégias mais assertivas para o seu crescimento.

6 – Elaboração de uma lista adequada de prioridades: com a Análise SWOT, enxerga-se claramente os melhores caminhos para incrementar o empreendimento e transformá-lo num case de sucesso. Assim, em vez de sair aplicando mudanças em todos os setores do negócio, sem saber ao certo qual a alteração mais apropriada, o gestor pode identificar prioridades e agir estrategicamente.

7 – Embasamento sólido para lançamento ou ampliação do negócio: como concede uma visão global da empresa, por meio da observação dos ambientes interno e externo, a matriz fornece um suporte consistente para a criação ou expansão do negócio, apresentando a imagem real do empreendimento.

Como a matriz SWOT ajuda a ampliar a competitividade do negócio

Ao cruzar as informações obtidas com a análise, o gestor tem a possibilidade de vislumbrar estratégias eficientes, capazes de expandir consideravelmente a competitividade da empresa. Ao associar, por exemplo, forças e oportunidades, pode-se estabelecer táticas mais ofensivas de atuação e novas chances de negócio.

A associação dos pontos fortes e ameaças costuma apontar soluções eficientes para a superação de dificuldades que podem surgir. Já a ligação dos pontos fracos com as oportunidades tende a resultar em planos de ação para transformar fraquezas em forças adequadas para o melhor aproveitamento das chances de mercado. A junção das características negativas com as ameaças, por sua vez, permite criar estratégias para minimizar prejuízos, a partir da redução das fraquezas e da contenção das adversidades externas.

Agora que você já sabe as razões por que toda empresa deve utilizar a Análise SWOT, compartilhe o conteúdo com seus líderes e colegas de trabalho, coloque os ensinamentos em prática e comece a aumentar a competitividade do negócio.

17
jan
Grupo 4 de pessoas interagindo enquanto mexem em um tablet e um computador.

Endomarketing: o que é e como engajar colaboradores

09
jan
Pessoas se reúnem e conversam em volta de uma mesa de reunião de um espaço de trabalho.

Você conhece a economia colaborativa? Conheça esse modelo e suas vantagens

04
dez
Três pessoas observando post-its coloridos colados em uma divisória transparentes.

A arte da estratégia corporativa no mundo moderno

Assine e
mantenha-se
informado!
Nosso blog está cheio de novidades pra te ajudar na escolha da sua carreira. Assine e receba no seu emails as principais novidades publicadas por aqui!

    Unidades

    Unidades

    Araxá - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Passos - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870
    Bom Despacho - MG
    Online
    (34) 9.9828-4463
    Patos de Minas - MG
    Aulas realizadas na Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Patos de Minas - MG - Parceria Fratelli
    (34) 9.9828-4463
    DIvinópolis - MG
    Aulas realizadas na Rua Serra do Cristal, 1688 - Centro, Divinópolis - MG - Parceria ACID
    (37) 9.9815-1870
    Varginha - MG
    Online
    (37) 9.9815-1870